A Pandora Filmes anunciou que dois de seus longas estão na pré-lista dos indicados ao Oscar de 2025: “Trilha Sonora para um Golpe de Estado”, um documentário belga, concorrendo como Melhor Documentário, e “Linguagem Universal”, uma comédia dramática canadense, como pré-finalista de Melhor Filme Internacional. Ambos serão lançados no primeiro semestre de 2025.
“Trilha Sonora para um Golpe de Estado” é um documentário belga premiado em diversos festivais, incluindo Melhor Roteiro e Montagem pela Associação Internacional de Documentários e o Prêmio de Inovação no Festival de Sundance. O filme retrata o protesto dos músicos Abbey Lincoln e Max Roach, que invadiram o Conselho de Segurança da ONU em 1961, em resposta ao assassinato de Patrice Lumumba.
O documentário apresenta depoimentos e apresentações de figuras como Malcolm X, Louis Armstrong, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Abbey Lincoln, Max Roach e Nina Simone, abordando a violência do processo de colonização do Congo Belga e a luta pela independência do país.
“Linguagem Universal”, dirigido por Matthew Rankin, apresenta três histórias aparentemente desconexas ambientadas em um lugar misterioso entre Winnipeg e Teerã. O filme é uma comédia dramática que mistura elementos de drama e suspense.
Esses dois longas da Pandora Filmes estão prestes a conquistar o Oscar, mostrando o talento e a criatividade da equipe da empresa.